26 de ago. de 2009

Painel e Blog

Alunos de BioBio,


Como foi explicado hoje mais cedo, todos deverão formar grupos de 5 integrantes (para fazer Painel) ou 4 integrantes (para fazer Só blog), mais detalhes podem ser conferidos na ementa, e devem enviar um projeto sobre o tema que escolherem para o e-mail dos tutores (topicos_2001@yahoo.com) até o dia 04 de setembro (último dia).


Todos os e-mails devem ter os seguintes dados:

  • O assunto do e-mail deve ser o nome do painel/blog escolhido como primeira prioridade
  • No texto do e-mail, deve-se colocar:

1- Ordem de prioridade dos temas escolhidos (indicando se é Painel ou Só blog)

2- Nome, matrícula e curso dos integrantes do grupo

3- Nome, e-mail, telefone e celular do coordenador do grupo*

*um dos alunos deve ser identificado como coordenador apenas para que o tutor responsável possa se comunicar inicialmente

  • Projetos anexados (um arquivo com cada tema) devidamente identificados e com os dados do grupo após o texto

Para fazer o projeto, temos algumas recomendações:

- Depois de escolherem o tema, verifiquem os blogs dos semestres anteriores para saber o que normalmente é abordado


- Proponham novos assuntos que lhes interessem e tenham relevância bioquímica de acordo com o tema escolhido

- Evitem explicar muitos conceitos e definições sobre o tema, o mais importante agora é determinar o que vocês pretendem abordar, e não fazer um resumo sobre o assunto

- Para aqueles grupos que solicitarem fazer Painel, sugerimos que todos os alunos do grupo só peçam o tema se tiverem segurança de falar em público (se você não gosta de apresentar seminários, é melhor escolher a opção Só blog)


Fiquem atentos a novas publicações no Blog regularmente

Abaixo vai um projeto selecionado no semestre passado, para servir como guia:


Extremos da Tolerância Humana


O ser humano, assim como qualquer outro ser vivo, possui limites. Limites, estes, que muitas pessoas alcançam por vontade própria, por profissão ou mesmo por acidente. Ao encontrá-los, muitas vezes, não há mais volta: danos irreversíveis ou tratáveis até certo ponto podem ocorrer. Mas sempre se aprende alguma coisa com eles, pois é dessa forma que há a descoberta de novos tratamentos, novas máquinas e novos modos de viver. Muito do que se aprendeu nos séculos passados só foi possível porque alguém explorou barreiras e estudou-as para melhor entendê-las, nem sempre com o próprio corpo, mas também com a reação em animais ou plantas.

Neste trabalho, tentamos explorar do comum ao incomum, do predisposto geneticamente ao ocorrido por fatores ambientais ou nutricionais. Ao explorar com certa abrangência o tema, podemos tornar o conhecimento da própria natureza humana mais interessante a um olho que era menos atento às situações que podemos nos encontrar. Da mesma forma, daremos a consciência àqueles que não respeitam o próprio corpo e o agridem sem saber.

Entre os tópicos apresentados, teremos a explanação das reações corpóreas a altas temperaturas e suas conseqüências em pessoas que normalmente estão expostas a elas (como bombeiros) que variam de leves à graves danos à várias regiões do corpo, como a córnea do globo ocular. Da mesma forma disporemos o inverso, como as células de um ser humano reagem a baixas temperaturas, dando um enfoque parecido na descrição de casos e conseqüências.

Além disso, discutiremos o metabolismo de pessoas com falta de sono, variando em grau de dia a semana, suas formas de responder à situação e maneiras que o corpo acha de proteger-se disso. Abordaremos casos como insônia crônica e a relação da substância cafeína com o corpo sem descanso.

Em trabalhos anteriores, já foi discutido como ma baixa disponibilidade de água nos afeta. Neste, trabalharemos de outra forma. Pegaremos uma situação incomum, como um naufrágio, e exporemos os efeitos que podem ser ocasionados por uma superexposição do organismo à água , o resultado celular de uma ingestão de água do mar e como bioquimicamente predadores percebem a presença de uma pessoa na água.

Discutiremos também as populares enxaquecas e dores de queimaduras de segundo e terceiro graus, dando enfoque bioquímico à relação dos hormônios envolvidos no estímulo de dores e alguns neurotransmissores como serotonina, explicando a forma como o corpo reage a dores crônicas e a altas intensidades de dor.



Até mais!


25 de ago. de 2009

Ementa BioBio - 2009-2

Para fazer download da ementa de BioBio (em PDF), clique aqui.

O arquivo também está disponível no e-mail da turma de biobio!

3 de ago. de 2009

Resultado de Tópicos


Segue abaixo a lista dos novos alunos de Tópicos:

Arthur Bernardo Gurgel Fernandes MED

Carolina da Silveira Alves MED

Cecília Ramos Fideles MED

Giselle Silva Garcia NUT

Isabella de Araújo Esteves Duarte NUT

Lais Mitsue Tanaka Gonçalves MED

Nathália Brandão do Nascimento NUT

Patrícia dos Santos do Amaral NUT

Rafael Fernandes Pessoa Mendes MED

Raquel Scafuto Barbosa de Castro NUT
Roney Vargas Barata MED

Thiago Henrique de Moraes Modesto MED

Vinícius Alves Bezerra MED

Wladimir Fernandes Bezerra MED



Bom final de férias a todos e até terça!